top of page

Confiança na Construção Civil volta a crescer

Índice de Confiança da Construção da FGV subiu 0,7 pontos em março, alcançando 75,1 pontos, maior nível registrado desde junho de 2015.

Aumento Confiança Construção

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE) divulgou, nesse mês de março, os últimos valores do Índice de Confiança da Construção (ICTS). O índice chegou a 75,1 pontos, valor que representa aumento de 0,7 em relação a fevereiro de 2017 e 7,6 em relação a março de 2016.


Para Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE, “a melhora das expectativas indica uma percepção dos empresários de que o cenário de queda da atividade da construção não deve persistir por muito mais tempo. E essa redução do pessimismo já se reflete no indicador de emprego da Sondagem da Construção: a disposição de demitir nos meses seguintes tem caído continuamente. Embora isso ainda não tenha se traduzido em intenção de contratar, pode representar uma desaceleração do ritmo de queda no emprego."

O valor de 75,1 pontos representa o maior valor desde junho de 2015, quando o ICTS, em queda, possuía valor de 76,2 pontos.


A alta no ICTS em março foi alavancada principalmente pelo Índice de Expectativas (IE-CST) que representa as perspectivas de curto prazo do empresariado. Esse índice cresceu 1,7 pontos, chegando a 87,8 pontos, maior valor desde setembro de 2014. Quando comparado a Índice da Situação Atual (ISA-CST), em variação negativa de 0,2 ponto, os índices demonstram otimismo para tempos futuros. Confira no gráfico a seguir:


Para o economista Ricardo Amorim, "a oportunidade para quem quer investir no mercado imobiliário está em posicionar-se antes que estas tendências se concretizem e sejam claras para todos. Já há vários sinais nesta direção, mas a maioria ainda não se deu conta disso."



Posts Recentes
Procurar por Tags

Inscreva-se em nossa newsletter

bottom of page