top of page

Automatização no BIM

Os softwares para arquitetura e engenharia facilitam muito o dia a dia dos profissionais da área. Apesar disso algumas tarefas continuam sendo manuais e tediosas ... Além do que, os minutos (ou até mesmo horas) gastos com cliques repetitivos poderiam ser melhor gastos com atividades mais importantes.

Aqui na EC2 surgiu a necessidade de se diferenciar o quantitativo de reboco em dois tipos: reboco interno e reboco externo. Mas como realizar essa tarefa de modo mais rápido e preciso? Com o BIM tudo fica mais fácil ... teoricamente. Para se obter a área das paredes internas/externas é necessário diferenciar os tipos de parede no REVIT uma a uma, tomando atenção para não se alterar a parede errada. Para projetos maiores essa é uma tarefa um tanto quanto chata e demorada.

Visto assim, atacamos o problema com outra ferramenta: Automatização do BIM.

Através do Dynamo (programação visual para REVIT) obtemos os parâmetros necessário para selecionar somente a área de chapisco interno: aréa das paredes e lajes.

Exemplo da programação visual utilizando o Dynamo

Desta maneira temos calculada (em poucos segundos) a área do reboco interno.

Exemplo das superfícies computadas como reboco interno

Mas o que isso significa para a arquitetura e engenharia? Automatização de todos os processos manuais: documentação do projeto, criação de tags, criação de pisos de acabamentos, levantamento de quantitativos personalizados, verificação do modelo entre muitas outras possibilidades!

Posts Recentes
Procurar por Tags

Inscreva-se em nossa newsletter

bottom of page