top of page

Como a iluminação LED pode mudar sua vida?

Economia na conta de luz, melhora na saúde, produtividade e satisfação dos usuários, fazem parte da lista de benefícios da utilização da iluminação inteligente.





Iluminação Inteligente é uma tendência mundial crescente. Uma diversidade de novas possibilidades surge com a programação na iluminação, capaz de aprender e se adaptar ao ambiente e as atividades humanas.

A versatilidade e adaptabilidade das iluminações programáveis em LED gera múltiplos benefícios aplicáveis a todas as áreas. Isso porque sua utilização indica um aumento de produtividade, saúde e satisfação das pessoas que vivem, trabalham ou visitam os ambientes inteligentemente iluminados. Além de economia na conta de energia.

Entende-se como Iluminação inteligente, o sistema com as opções que eram possíveis com tecnologias anteriores, como ajustes de nível de iluminação, porém não apenas manualmente. A iluminação pode ser ajustada de inúmeras maneiras novas, incluindo:

  1. Automaticamente para manter a luz, o dia ou a noite consistentes;

  2. Remotamente através da internet a partir de um Computador ou Smartphone

  3. Em um padrão programado que reforça ciclo circadiano (dia e noite)

  4. Ou em resposta as pessoas que entram e saem de uma sala

Assim como os níveis de iluminação, é possível ajustar a cor sempre que for desejado. Por exemplo, um tom quente pode ser ideal em hospitais para um quarto do paciente à noite e uma luz equilibradas seria melhor durante o dia em que mentes mais ativas são necessárias. Alterações de cor também podem ser programadas automaticamente ou em resposta a outras condições.

A iluminação inteligente também é parte integrante do crescente conceito Internet of Things (IoT). A IoT na iluminação envolve sistemas inteiros que podem ser controlados por um computador central em um edifício ou por um Smartphone no outro lado do mundo.


O resultado disso tudo é um sistema com versatilidade e adaptabilidade extraordinárias. Como exemplo o Mclaren Health Care, de Michigan nos EUA atualizou seus hospitais para 100% de iluminação LED Inteligente. Um estudo realizado pela empresa CREE – LED LIGHTING em parceria o instituto Mclaren estimou em US $ 1,6 milhões a redução de custos de energia. Além da economia o estudo aponta para uma melhora na experiência do paciente, assim como satisfação e desempenho dos funcionários. Entre os resultados, está uma pesquisa com os funcionários das áreas de enfermagem, TI e biblioteca, os quais relataram profunda apreciação e melhora no ambiente por ter o novo sistema de iluminação.

Benefícios similares se aplicam a outras indústrias. Se a iluminação LED inteligente pode aumentar a produtividade e melhorar a saúde e satisfação dos funcionários no trabalho, ela melhora também a retenção destes, reduzindo custos de difícil mensuração. Portanto os benefícios do LED não se restringem a economia nas contas de energia e custos de manutenção, entregam uma série de benefícios relacionados ao bem estar e satisfação dos seus usuários.

Posts Recentes
Procurar por Tags

Inscreva-se em nossa newsletter

bottom of page